HomeMundo CristãoO novo chefe da WEA detalha as crenças básicas de 600 milhões...

O novo chefe da WEA detalha as crenças básicas de 600 milhões de evangélicos em todo o mundo no discurso inaugural

A Aliança Evangélica Mundial entregou oficialmente sua posição de liderança ao Bispo Thomas Schirrmacher no sábado, com o novo secretário-geral e CEO da organização global de igrejas evangélicas detalhando o que significa ser evangélico.

Falando de um estúdio perto da cidade de Bonn, no oeste da Alemanha, para um evento de 90 minutos transmitido ao vivo para homenagear a transferência da liderança, Schirrmacher de 60 anos listou em seu discurso as crenças essenciais que sustentam o movimento diversificado de mais de 600 milhões evangélicos juntos.

“Acreditamos na ressurreição de Jesus e no Pentecostes, onde o Espírito Santo encheu os crentes, os membros da Igreja”, disse Schirrmacher, que estudou teologia na Suíça e nos Estados Unidos, mas agora vive na Alemanha.

Alguns podem dizer que esses eventos “não aconteceram” ou não precisam ter acontecido na história real, ele continuou. Mas “nós [como evangélicos] defendemos a historicidade de nossa fé. Jesus recebeu uma nova vida de Seu Pai, o Espírito Santo desceu sobre os crentes ”, sublinhou.

Ele também sugeriu que os evangélicos “não acreditam nisso porque pensamos nisso como algo confessional [ou] algo específico [apenas] em que acreditamos”.

“Em vez disso”, explicou ele, “pensamos que é o DNA do cristianismo, que devemos tudo ao que Jesus fez e ao que o Espírito Santo faz”.

Schirrmacher, o fundador do Seminário Teológico Europeu Martin Bucer e Institutos de Pesquisa, que tem campi em toda a Europa, foi unanimemente afirmado como o próximo secretário-geral da WEA pelo Conselho Internacional da WEA em outubro passado. Ele substituirá o bispo Efraim Tendero, que serviu por décadas como chefe do Conselho Filipino de Igrejas Evangélicas .

Em seu discurso, Schirrmacher descreveu a Bíblia como a “confissão da Igreja” que está acima de tudo e de todos. Ele apontou que a própria ideia de um documento em papel – ao invés de uma pessoa – tendo autoridade final originou-se no Antigo Testamento, onde a Torá era considerada mais elevada do que até mesmo o rei.

“Estamos orgulhosos de ter um Papa de Papel porque o Papa de Papel garante que nenhum de nós, incluindo eu, está acima da Palavra de Deus”, disse ele. “Todos nós nos submetemos à Palavra de Deus; ninguém está acima disso. ”

Schirrmacher disse que este princípio básico e convicção também permitem que uma diversidade de tradições – da reforma calvinista à pentecostal e carismática – se unam em um movimento.

O evangelicalismo também enfatiza essencialmente as missões e a partilha da mensagem do Evangelho, acrescentou ele, citando a linha de abertura do documento conjunto de 2011 sobre “Testemunho Cristão em um Mundo Multi-Religioso” produzido pela WEA, a Igreja Católica Romana e o Conselho Mundial de igrejas.

Schirrmacher tem servido como secretário-geral associado da WEA para questões teológicas e presidente da Comissão Teológica da WEA. Ele também serviu como embaixador da rede para os direitos humanos. Ele também é presidente do Conselho Internacional da Sociedade Internacional de Direitos Humanos.

Ele disse que “todas as igrejas concordam agora que a missão é o próprio ser da igreja”. No entanto, algumas tradições cristãs podem não estar colocando isso em prática tanto quanto os evangélicos costumam fazer.

O líder da WEA disse que a liberdade religiosa e a preocupação com os crentes perseguidos têm sido parte integrante do movimento evangélico desde o início.

“Em 1846, a Aliança Evangélica Mundial foi o primeiro grande corpo religioso a falar pela liberdade religiosa”, explicou ele. “E isso significava falar contra as igrejas estaduais e contra o nacionalismo cristão.”

A liberdade religiosa, Schirrmacher esclareceu, não é simplesmente um princípio político. Ele disse que isso é parte integrante da compreensão do amor de Deus e de Seu desejo de se relacionar com os humanos que Ele criou.

“O próprio Deus quer ser amado, quer que confiemos nele, quer nossa vida”, disse ele. “Ele não quer que oremos a Ele porque somos forçados ou porque alguém nos pagou ou alguém nos enganou. Ele deseja nossa própria confiança, nosso próprio coração e nosso próprio amor. E o amor é algo que não pode ser forçado. ”

Schirrmacher concluiu que a WEA é um movimento que luta pela unidade dentro do evangelicalismo, mas enfatizou que “se quisermos reunir os anglicanos, os pentecostais, os reformados, o Exército de Salvação, todos esses grupos em nosso meio, só podemos fazer isso em torno do DNA do Cristianismo. ”

“E estamos abertos a qualquer outra igreja fora de nosso movimento para se juntar a nós nesses pontos do DNA, e por isso esperamos que, sempre que possível, estender nossa visão a muitas outras igrejas neste mundo”, afirmou ele.

Concluindo seu discurso, Schirrmacher solicitou orações de líderes evangélicos que se juntaram ao evento online de todas as regiões do mundo, representando as nove Alianças Evangélicas regionais e 140 nacionais que compõem a WEA.

“Tenho o privilégio de servir à Aliança Evangélica Mundial. Eu sei que todos nós somos pecadores. Estamos sob a única Sagrada Escritura, que define quando falhamos no que fazemos. E por isso estou profundamente convencido de que é apenas a oração de milhões – e a oração de amigos próximos que podem me conhecer mais de perto – que torna possível assumir uma tarefa que é grande demais para um ser humano ”, disse ele.

O secretário-geral cessante, Tendero, disse que ele e Schirrmacher formaram uma parceria por meio da Equipe de liderança sênior da WEA por vários anos.

“Vi nele o carisma, a competência e a capacidade que se combinam com o caráter, a convicção e o chamado de Deus necessários para uma tarefa tão global”, disse Tendero. “Tenho plena confiança de que ele liderará a WEA com o poder do Espírito Santo para levar as Boas Novas do Senhor Jesus Cristo a todas as nações e efetuar a transformação pessoal, familiar e comunitária para a glória de Deus.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Popular