HomeMundo CristãoLiderançaA cura para o câncer espiritual é simples, mas não é fácil

A cura para o câncer espiritual é simples, mas não é fácil

Recentemente, li um trecho intrigante de um livro – parafraseando, diz: Uma nação muito próspera e dividida está prestes a implodir. Muitos defendem uma forma de piedade, mas negam o verdadeiro Deus. À medida que a embriaguez e o vício saem do controle, o pecado sexual e a perversão cativaram as mentes de milhões. Os casamentos estão desmoronando, as famílias estão se deteriorando e os filhos estão sofrendo. Há pouca esperança de justiça quando a opressão e o abuso correm desenfreados. O grito sai: “Existe alguma esperança?”

Embora se encaixe na conta, esta não é uma descrição da América; é a descrição do câncer espiritual em Israel em 700 a.C. E sim, há esperança. Deus, em Sua misericórdia, deu um remédio atemporal — um bálsamo curativo para o câncer espiritual. Devemos simplesmente ouvir e obedecer a esses mesmos princípios.

Diagnostique a doença 

Assim como o câncer físico, o câncer espiritual se espalha e afeta todas as áreas – desde a família até o governo e as escolas. E como um médico, nós também devemos diagnosticar adequadamente a doença.

De acordo com Barna, quase 72% das igrejas não olham para a Bíblia como sua fonte final de autoridade e direção. Mas isso não é surpreendente; o mesmo aconteceu em 700 a.C. Como nos dias de Israel, também cometemos dois machos: “Eles me abandonaram, a fonte de águas vivas, e se talharam cisternas – cisternas quebradas que não podem conter água” (Jeremias 2:13).

Para que a verdadeira cura ocorra, devemos retornar à Fonte de Água Viva e beber profundamente. A vida cristã deve ser viva e vibrante, não seca e morta. As cisternas retêm água, a fonte da vida. Cisternas quebradas representam orgulho que drena a vida espiritual da alma.

Se diagnosticarmos a doença do orgulho e retornarmos a Ele, Seu toque curativo poderá reviver, renovar e restaurar nosso deserto estéril. Devemos estar desesperados por mais de Deus! Desesperado por Sua presença em nossas igrejas novamente. É realmente a nossa única esperança.

O pecado do pastor silencioso

Quando o banco está doente, o púlpito deve prescrever o remédio. Mas o remédio – a aplicação transformadora da Palavra de Deus – está sendo retido. Como resultado, Jeremias 5:31 é estranhamente semelhante à nossa condição de hoje: “Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes governam pelo seu próprio poder; e o Meu povo gosta de tê-lo assim. Mas o que você vai fazer no final?”

Como os Isaías e Jeremias dos dias de Israel, os pastores devem diagnosticar câncer espiritual e fornecer tratamento. Um médico perderia sua licença por dizer que está tudo bem quando há sinais claros de câncer. Quão mais perigoso é ficar em silêncio em meio ao câncer espiritual?

Em vez de mudar completamente sua dieta espiritual, pastores silenciosos continuam a consumir o junk food do liberalismo e a atração descendente do compromisso. Em vez de seguir o exemplo de Isaías de clamar e levantar a voz como uma trombeta para avisar o povo sobre seus pecados (Isaías 58:1), muitos seguem o exemplo dos falsos profetas que disseram “paz, paz” quando não há paz (Jeremias 6:14).

Devemos orar diligentemente e pedir novamente um poderoso batismo do Espírito de Deus em nossos púlpitos.

O que será necessário para nos quebrar?

Isaías 66:2 nos lembram que Deus olhará para “aquele que é pobre e de espírito contrito, e que treme da Minha palavra”. Como escrevi recentemente emWhen Ministry Becomes Idolatry: “Deus não está impressionado com os números, mas com a proximidade Dele … Se o mendigo cego é indigno de nossa atenção, precisamos verificar nossos corações”.

Estamos esperando em Deus, mas será que Deus está esperando por nós? Os cofres de armas estão cheios, mas os armários de oração estão vazios – as opções de estoque sobem, mas os corações não estão se partindo. Estamos com raiva, mas não desesperados. Somos loucos, mas não humildes. Estamos enfurecidos, mas não quebrados. O que será necessário para nos quebrar? O vermelho, o branco e o azul não podem nos salvar, mas o sangue carmesim de Cristo pode. Joel 2:13 nos diz: “Volte para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, lento para a ira e abundante em amor, e se cede de enviar calamidade.”

Para obter o ouvido de Deus e experimentar a cura espiritual, devemos retornar ao quebrantamento, à reverência e ao temor do Senhor.

A cura é simples, mas não é fácil

Quando diagnosticado com câncer, há uma urgência de fazer mudanças drásticas no estilo de vida. Quando se trata de câncer espiritual, não deveríamos ser tão agressivos e drásticos, se não mais? Não deveria haver um senso de urgência? Com certeza. Mas não estamos desesperados o suficiente. Pessoas desesperadas fazem coisas desesperadas e gritam como Isaías: “Oh, que você rasgaria os céus! Que você desceria! Para que os montes tremam à Sua presença” (Isaías 64:1 NKJV).

Quando foi a última vez que você passou meio dia orando e jejuando para que Deus rasgasse os céus e descesse? Deus ouve pessoas desesperadas e quebradas que se arrependem e se concentram nEle. Temos que começar por aqui. É simples, mas não é fácil. Em toda a Escritura, o chamado de Deus não é para Washington, Hollywood ou Sacramento, mas para nós.

Shane Idleman é o fundador e pastor principal da Westside Christian Fellowship em Lancaster, Califórnia, ao norte de Los Angeles. Os sermões, artigos, livros e programas de rádio de Shane podem ser encontrados em shaneidleman.com orwcfav.org. Ele é o autor de Feasting & FastingIf My PeopleDesperate for More of God, and Help! Eu Sou Viciado. Siga-o no Facebook em: facebook.com/confusedchurch. Você também pode seguir o Pastor Shane na nova plataforma de liberdade de expressão Parler https://parler.com/profile/ShaneIdleman/posts.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Popular